FANDOM


Baba Yaga (Ба́ба-Яга́) é uma criatura do Folclore Eslavo,também conhecida como "O Espírito da Floresta","A
196px-Bilibin Baba Yaga
Senhora Selvagem",entre outros nomes.

DescriçãoEdit

Em contos russos,a Baba Yaga é uma velha que se move flutuando sobre o chão,que mora em uma casa de madeira sem janelas,com pernas de frango,que se move pela floresta,ou seja,Baba Yaga não tem endereço fixo.A fechadura de sua casa é em forma de uma cara com dentes afiados,e a cerca do lado de fora da casa é feita de ossos humanos.

Ela geralmente é descrita como uma vilã,já que tem histórias em que ela rapta crianças e em seguida as devora,mas em outros contos,ela é descrita como uma fonte sábia de conhecimento,ajudando pessoas perdidas na floresta.

Dizem que a velha tem três ajudantes que são cavaleiros,um em roupas brancas que se chama Dia,um em roupas vermelhas que se chama Sol,e um em roupas pretas,que se chama Noite.Dizem que ela tem servos invísiveis em sua casa que a ajudam no dia-a-dia.Se alguém perguntar a ela sobre isso,ela irá falar sobre os três cavaleiros,mas se alguém perguntar sobre os servos invísiveis,ela irá matar essa pessoa.

Em um conto chamado Vasilissa a Bela,uma garota chamada Vasilissa se perde na floresta e é raptada pela Baba Yaga,mas os servos da bruxa,um gato,um cachorro e uma árvore,ajudam Vasilissa a escapar,já que ela foi boa com eles.