FANDOM

Yuki-onna (雪女,lit. mulher da neve) é um fantasma do folclore Japonês.
155px-Yuki-onna

OrigemEdit

A Yuki-onna,associada ao inverno e tempestades de neve,é considerada o espirito da neve personificada,mas em outras lendas dizem que ela é o espírito de alguém que morreu enterrado na neve,de frio.Algumas pessoas acreditam que ela seja uma princesa da lua,que desceu para investigar a Terra.Ela então descobriu que não conseguia voltar para a lua.Dizem que essa princesa ajuda pessoas perdidas na neve.

AparênciaEdit

A Yuki-onna é uma mulher alta,magra e surpreendentemente bonita.Ela é muito pálida.Em algumas histórias ela veste um kimono branco,mas em outras,ela simplesmente não veste nada.

ComportamentoEdit

Até alguns anos atrás,se acreditava que ela era má.No entanto,acredita-se atualmente que ela protege quem se perde na neve.Na Prefeitura de Iwate,dizem que ela aprece na Véspera do Ano Novo.

Em muitas histórias,dizem que ela aparece para os viajantes e em seguida os congela com seu hálito de gelo.Em alguns contos,ela se manifesta carregando uma criança.

No entanto,em algumas lendas,a Yuki-onna é descrita como uma figura bem pior,dizendo que ela invade a casa das pessoas para mata-las enquanto dormem (em algumas versões,dizem que ela tem que ser convidada primeiro,similar a um Vampiro).

Apesar disso,como a neve que ela representa,ela tem um lado bom.Um mito diz que ela deixou um garoto escapar um dia devido a sua generosidade,mas ela fez o garoto prometer nunca mencionar isso.Anos depois,ele fala isso para sua esposa,esta revela que é ninguém menos do que a Yuki-onna,que então vai embora sem dizer uma palavra.Em uma lenda similar,após um homem descobrir que sua esposa era a Yuki-onna,esta derrete,assim como a neve.

Na MídiaEdit

  • Ela aparece com o nome de Yukime no anime Hell Teacher Nube.
  • Yukina,a irmã perdida de Hiei no anime Yu Yu Hashuko.
  • A Yuki-onna é o personagem principal em "Contos da Deusa da Neve" (Clamp).
  • Um fantasma similar chamado Yuki,que é uma garota que morreu afogada em um lago na neve,aparece no anime Gakkou no Kaidan.
  • Uma Yuki-onna aparece no anime InuYasha no episódio "Neve de Sete Anos Atrás",causando ilusões em um homem chamado Miroku.
  • Em Gegege no Kitarou,um jogo para Gameboy Advance,a Yuki-onna aparece como um chefão.
  • No video-game Kingdom Under Fire: Circle of Doom para X-Box 360,a Yuki-onna é um monstro que aparece nas regiões de neve do jogo.